Senhor Jesus ordenou aos fariseus e escribas que aprendessem o significado da ordem:
-‘Misericórdia quero, e não sacrifício Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício” ( Mt 9:13 ), certamente porque aqueles homens doutos da religião judaica desconheciam o significado da ordem divina.
Os escribas e fariseus eram homens versados na lei mosaica e estudavam os salmos e os profetas. Inclusive consideravam o povo como malditos porque nada conheciam da lei ( Jo 7:49 ).
Mas, adespeito de todo conhecimento que julgavam ter, Jeus mandou que fossem e aprendessem o significado da Escritura que diz:‘Misericordia quero, e não sacrifícios’ ( Os 6:6 ).
Se os doutores à época desconheciam o verdadeiro significado do exigido por Deus, será que o homem do nosso tempo conseguiu aprender o que Jesus ordenou?
Qual é a misericórdia que Deus exige?
É suficiente ir aos dicionários e pesquisar o sentido do termo ‘misericórdia’?
O que dizem os dicionários?É comum ouvir que ‘misericórdia’ diz de uma virtude, ou um sentimento que leva os homens a se compadecerem da miséria alheia.
Termos como: piedade, compaixão, amor, caridade, etc., são traduzidos por misericórdia e comumente utilizados para fazer referencia ao sentimento despertado diante da infelicidade do outro.
O significado bíblico de misericória encontra-se no evento em que Samuel repreende o rei Saul, portanto se faz necessário rever todas as nuances da história que narra o exterminio dos amalequitas.
Quando o povo de Israel foi tirado do Egito, os Amaleuquitas sairam ao campo de batalha contra Israel, e Deus fez o seguinte juramento:
“Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus” ( Ex 17:14 ).
Por se acharem justos é que Jesus conta a parábola das cem ovelhas, demonstrando que a ‘ovelha perdida’ são aqueles que reconhecem a sua real condição e, por isso, Jesus veio em busca delas, e as ‘noventa e nove ovelhas no deserto’ referem-se àqueles que são justos aos seus próprios olhos, pois presumem que não estão perdidas e que não necessitam de arrependimento “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que pornoventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” ( Lc 15:7 ).
Para aprenderem o que significa ‘misericórdia quero’, os escribas e fariseus teriam que ler Oseias 6, onde vem expresso o convite para se converterem ao Senhor, pois foi Deus quem os despedaçou e feriu, mas caso arrependessem, Deus haveria de sará-los “VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele” ( Os 6:1 ; Dt 28:63 ).
http://www.estudobiblico.org/licoes-biblicas/analise-biblica/parabola/750-o-significado-biblico-de-misericordia-quero-e-nao-sacrificio
Nenhum comentário:
Postar um comentário